
Recentemente visitámos a Quinta da Geia situada na Aldeia das Dez, pequena povoação integrante da rede das Aldeias de Xisto do centro de Portugal.
Apesar do tempo chuvoso e brumoso horroroso para quem viaja, compreendemos que estamos em presença de um fantástico alojamento turístico.
À conversa com Isabella, gestora da Quinta da Geia, que com a sua dedicação e simpatia possibilita o bem-estar de quem demanda a uma região algo esquecida de Portugal no centro de Portugal, a Beira- Serra, mas que tem muito para oferecer a quem a busca, percebemos do encanto especial deste alojamento turístico que é hoje um Boutique Hotel.
Aqui pode fazer turismo, sentir a sua alma de viajante, namorar ou simplesmente provar as iguarias gastronómicas que esta região nos oferece. Sabendo que a nossa alma é de viajante rumamos ainda a aldeia histórica do Piodão, que deveria ser a rainha das aldeias de xisto, mas o tempo estava tão difícil, que apanhamos uma grande chuvarada, mas eu já devia ter aprendido que a viajar desta forma, vai contra o meu temperamento solarengo. A boa notícia é que gostaríamos de voltar para registar em fotografia a Quinta da Geia. Bem mas o importante é escutar o que a Isabella nos tem a dizer.
-Há quanto tempo a Quinta da Geia se encontra em funcionamento?
Há 15 anos
- Por que escolheu esta região para desenvolver o seu projeto?
Porque nos apaixonamos pela região beirã de Portugal, em especial por Aldeia das Dez com as vistas deslumbrantes sobre as montanhas e os vales
- O que mais lhe agrada nesta região? O que aconselha os seus hóspedes a visitarem?
Esta região tem muito para lhe oferce com a sua natureza, as pessoas, a sua identidade. Estamos situados na Serra do Açor, perto da mais alta Serra de Portugal, Estrela; próximo temos também Coimbra, Viseu, Buçaco, feiras locais, praias fluviais.
- Tem restaurante? Quais as especialidades gastronómicas que servem? Sim. Que tem o nome de João brandão.
Servimos gastronomia local e internacional. Em que destacamos o Cabrito assado/ Borrego à Padeiro/ Javali/ rolos de novilho/ perna de pato com molho de laranja e Bacalhau a Conde
- O que distingue o seu hotel de outros tipos de alojamento nesta região? Somos o único Boutique Hotel Rural nesta região.
Distinguimos nos por um serviço personalizado e completo com hotel, apartamentos, restaurante, bar, Centro de negócios e centro wellness.
- Quais as principais razões para visitar a Quinta da Geia?
Visitar a região, desfrutar da nossa tranquilidade e hospitalidade, gastronomia, percursos pedestres é também um local especial para noites românticas ou simplesmente não fazer nada.
- Na sua opinião, o que falta para que esta região tenha um maior desenvolvimento turístico?
Penso que falta uma estratégia de Marketing integrada para dar a conhecer esta região e o interior de Portugal
Quais são os maiores obstáculos com que se depara para promover o vosso projeto?
A falta da estratégia de marketing mencionada em cima.
Qual o perfil do turista que procura A Quinta da Geia?
Casais e familias urbanas entre os 25 – 70 anos, de várias nacionalidades: portugueses, holandeses, belgas, alemães, ingleses, espanhóis e brasileiros.
Raio-X
Como e quando e que a Isabel entrou na Quinta da Geia? Em 2002 através de um estagio professional
O seu retiro rural favorito na Beira Serra: Fraga da Pena na Serra do Açor
Um livro que levaria consigo a um destino rural: A insustentável leveza do Ser de Milan Kundera
Uma viagem que ficou na memória: Santiago de Compostela
Um colega cujo trabalho admira: Na pequena aldeia de Midões admiro muito pela sua força, persistência e alegria o projeto portugalbyhorse
A sua próxima viagem: Em sonhos
Um prato favorito na região: Chanfana
Obrigado Isabella e o melhor sucesso para si e para a Quinta da Geia